quarta-feira, 27 de julho de 2011

Coluna da Semana!

Marfrig demite mais de 200 funcionários
Espantoso a demissão de mais de 200 funcionários do Frigorífico Marfrig unidade de São Gabriel. Esta semana estivemos com o presidente do Sindicato da Alimentação Gaspar Neves, o qual nos informou que desde o começo deste ano a empresa vem rescindindo contratos com os funcionários, sendo que a cerca de dois meses foram demitidas 50 pessoas e na ultima sexta-feira 30 novas rescisões. Fora isso esta semana já foi realizada 130 rescisões de contratos totalizando 210 demissões ao todo.
Gaspar relata que a Empresa tem incentivo do AGREGAR RS programa do Governo Estadual, onde a empresa se compromete de gerar novos empregos de 6 em 6 meses e de estar em dia com os trabalhadores e isso não esta acontecendo. Segundo informações o setor de desossa foi o mais atingido, pois tinha em torno de 200 funcionários e hoje possui apenas 70 pessoas neste setor. Infelizmente uma dura realidade para estas mais de 200 famílias que irão ficar sem seu sustento. A administração atual com isso mostra que foi a administração que mais gerou desemprego na cidade, e fazendo com que inúmeros gabrielenses tenham que ir embora do município em busca de novos empregos e deixando para traz sua terra natal e sua família. Muitos me criticam quando falo que dependemos sempre dos mesmos, que nossa região precisa de mais empresas e de incentivos fiscais para empresas de fora para que venham a se estabelecer em nosso município. Quando olho para o nosso Bairro Industrial fico pasmo e imaginando que empresa poderia se estabelecer ali, um lugar que não oferece nada em infra-estrutura tais como Ruas, água, luz que é o básico e que fica em meio a um banhado. Triste realidade para quem sonha em um dia ver nossa cidade mais desenvolvida e caminhando a passos largos para o progresso.
Grupo quer mudança em Santa Margarida...
Prédio da Prefeitura de Santa Margarida

Semana passada no Clube União Recreativo Santa Margarida um grupo formado por lideranças partidárias do PT, PTB, DEM, PP e PSB se reunirão em busca de uma aliança partidária para o pleito de 2012. Entre os principais assuntos destacados durante a reunião esta o crescimento do município, onde a maioria das pessoas que se pronunciaram enxergam a cidade ainda bem longe do progresso e por isso querem uma mudança administrativa visando o bem da população, trazendo indústrias, gerando emprego e projetos para que o município cresça. Gostei de ver pois diferentemente de São Gabriel nossos vizinhos estão pensando num futuro prospero para sua cidade, e é isso que queremos para a nossa comunidade pessoas com a idéia de crescimento e prosperidade. 
Somos quem podemos ser... 



quarta-feira, 20 de julho de 2011

Coluna desta Semana A Noticía 19-07

Convenção do DEM!
No ultimo sábado a tarde na Câmara de Vereadores aconteceu a convenção do Democratas (DEM), ao qual a única chapa existente foi aclamada por todos os filiados presentes. O vereador Carlos Alberto Mac Cord Lannes (Cacaio) foi eleito novo presidente da sigla em São Gabriel, e seu vice é o economista e Professor Rudnei de Oliveira. , a convenção teve a participação de integrantes de uma ala dissidente do PSDB, integrada pelo ex-presidente Mauro Teixeira Júnior, Paulo Antônio Oliveira e Marcos Vieira. A presença deles confirmou o que se comentava nos bastidores, a possibilidade dos três (seguidos de um grupo grande) ingressar no DEM, quem também esteve por lá foi Lisandro Cavalheiro, membro do PPS local, mas, que também, admite a possibilidade de ingressar no Democratas. Na oportunidade diversas filiações novas ocorreram sendo que, também, este colunista se filiou no partido, o DEM estará realizando reunião ainda esta semana pra tratar assuntos referentes ao partido como a organização da Juventude do DEM.
Escorregou e caiu na vala...  Pois parece incrível, mas desde o começo do ano até agora seis veículos já caíram nas valas existentes do bairro Medeiros. Dois caminhões e quatro veículos atolaram nas valas existentes no local. O problema é que as valas por onde “corre a céu aberto o esgoto do bairro”, são muito fundas e possuem mais de três metros de largura o que vem a acarretar nos acidentes ocorridos. Os moradores do bairro relatam que a cada limpeza realizada pelas maquinas da prefeitura as valetas ficam ainda mais fundas, além da invasão de animais peçonhentos como cobras, aranhas e escorpiões nas residências. Além de carros, bicicletas e motos também já caíram nas valas causando danos materiais aos condutores.
E as carretas? Depois que foi questionado aqui a situação do chimarrodromo e das carretas que havia no antigo calçadão, a atual administração anunciou esta semana que o Chimarrodromo será colocado na praça da rodoviária. Porém o que ainda não foi esclarecido é onde estão as carretas que por diversos anos embelezavam o calçadão e que também são consideradas patrimônio público da cidade. Outro patrimônio que esta sumido é o busto que ficava na praça da rodoviária, que depois das reformas que começaram no local foi retirado e não mais apareceu.
“É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada”.  Boa Semana e até a próxima.
 

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Propaganda Eleitoral Extemporânea!




Esta sendo muito normal se ver em nossa cidade “mesmo que ainda cedo” várias propagandas eleitorais extemporânea. Algumas até se tornam expressivas demais para meu gosto, pois se utilizam de meios de comunicação para vender seu peixe. Entendo que a Propaganda é a difusão de uma mensagem, com caráter informativo e persuasivo. É espalhar, propalar, alastrar, multiplicar por meio de reprodução. Através da propaganda, idéias, informações e crenças são disseminadas, tendo como objetivo a adesão de destinatários, fazendo com que as pessoas se tornem propensas ou inclinadas a dado sistema. Desde a Antigüidade, a propaganda esteve presente na vida cotidiana. "(...) Na Grécia e em Roma, era usada largamente em festas populares e ações estatais. Reiteradas vezes, a Igreja dela lançou mão para difundir a doutrina e a fé cristãs, e, ainda, condicionar o comportamento dos fiéis. No plano sociopolítico, foi instrumento decisivo da burguesia liberal na peleja contra a monarquia absolutista, bem assim dos regimes autocráticos que marcharam o século XX."
No entanto a Propaganda extemporânea também denominada propaganda fora de época ou antecipada, assim, é aquela realizada antes do dia 6 de julho do ano eleitoral. Importante lembrar que a propaganda eleitoral tem em vista a divulgação de um determinado candidato a cargo eletivo, que pleiteia votos para uma eleição de fato. Importante ressaltar que a proibição da propaganda eleitoral, fora do lapso tolerado pela Lei, não ofende a liberdade de expressão constitucionalmente consagrada. Explica-se: a isonomia entre os candidatos, da qual decorre tal limitação, também é princípio com fincas na Constituição. Atenção: Publicidade que se restringe a divulgar matéria jornalística não constitui propaganda eleitoral extemporânea. O informe publicitário, não constitui propaganda eleitoral antecipada, tratando-se, apenas, de divulgação de matéria jornalística noticiando, no mais das vezes a realização de um evento político consistente no lançamento de pré-candidatura. Assim, constata-se que publicações despidas de conotação de propaganda eleitoral antecipada, devem ser tratadas apenas como divulgação de matérias jornalísticas. Assim, publicidade que se restringe a divulgar matéria jornalística, – conduta esta perfeitamente plausível e salutar no regime democrático – não configura prática de propaganda eleitoral extemporânea o problema é que tem gente abusando demais, e tornando o que é para apenas ser informação e matéria de jornais, verdadeiras propagandas eleitorais faltando apenas o numero do candidato.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Coluna Jornal A Noticía 12/07

Encontro em Cachoeira

Neste sábado, tive o prazer de acompanhar amigos do Círculo Operário Gabrielense até a cidade de Cachoeira do Sul, onde na oportunidade, aconteceu no Círculo Operário Cachoeirense o encontro “Formando Redes Região Central”. Durante o encontro pude acompanhar a palestra sobre estratégias de fortalecimento dos círculos, além de várias atividades em grupo, todas com a orientação da Assistente Social Sônia Canabarro que também é especialista em Gestão de Políticas Sociais. Após anos os Círculos Operários estão unindo forças através destes encontros para que os mesmos não fechem as portas. É com parcerias e desenvolvendo projetos sociais que as entidades se mantêm fortes, parabéns aos amigos circulistas pela iniciativa.
O que falta é conscientização!Sem dúvida devemos dizer que a instalação das sinaleiras novas nas avenidas Francisco Hermenegildo e Francisco Chagas foram essenciais para a diminuição dos acidentes no local, antes das sinaleiras na hora do pique era arriscado demais a passagem pelas avenidas, principalmente de ciclistas. Outra questão que tem resolvido o problema das altas velocidades é os quebra molas instalados nas vias mais movimentadas, mas como diz o título, o que falta é conscientização por parte de alguns motoristas, parar para que as pessoas cruzem a faixa de segurança é uma delas, muitos motoristas iguinoram e abusam ao não respeitar os pedestres e ciclistas.
Sábado tem convenção...
No próximo sábado a partir das 13hs na Câmara de Vereadores, acontecerá a convenção do Democratas (DEM) ao que tudo indica a convenção terá uma chapa de consenso inscrita, o DEM tem como presidente atual o médico Paulo Henrique Teixeira. Em conversa com este colunista o vereador Carlos Alberto Mac Cord Lannes (Cacaio) que poderá a vir ser o novo presidente, disse que a idéia é fortalecer a sigla para as eleições de 2012, tendo uma nominata forte de candidatos a vereador e com nomes bem conhecidos da nossa comunidade.
“Os homens distinguem-se pelo que fazem, as mulheres pelo que levam os homens a fazer”. Carlos Drummond de Andrade

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Traição e Fidelidade!

Talvez um dos aspectos mais difíceis da vida de qualquer ser humano é lidar de uma forma positiva com a traição. Pois naturalmente criamos e alimentamos expectativas a respeito das pessoas que estão conosco e que fazem parte do nosso dia a dia, que dividem nossa intimidade. O problema surge quando essas expectativas não são compartilhadas com as outras pessoas fazendo com que guardamos esta magoa dentro do nosso peito. Porque a traição dói tanto em quem é traído? Será que existe uma forma de não sofrer com a traição? Acredito que a traição dói na maioria das vezes porque temos a crença de que as pessoas são nossas, como se o mundo se resumisse à vida do casal, criamos uma cópia idealizada da pessoa e a tomamos como ela própria.. Talvez um aspecto genético predisponha as pessoas a traírem? O que acontece é que pessoas traem e são traídas independentemente do que ocorre na relação O que leva as pessoas a traírem diz respeito às características pessoais de cada indivíduo. Uns traem por não mais sentirem-se atraídos pela (o) companheira (o), outros por não conseguirem controlar seus impulsos, outros atribuem ao acaso e etc. Todos esses motivos baseiam-se primeiramente na escolha pessoal, ou seja, qualquer que seja o motivo, o indivíduo é responsável pelas suas atitudes e as prováveis conseqüências das mesmas.
  No fundo a confiança num traidor é um engano, pelo qual percebemos mais tarde que valorizamos excessivamente essa pessoa, isto é, muito mais do que ela merece, do que ela representa em relação a nós mesmos. Considerávamos ou amávamos, ou dedicávamos a ela uma amizade ou amor, ou carinho, que superava estes mesmos sentimentos, os quais julgávamos que ela nutria por nós. Trocando em miúdos, dávamos a ela muito mais do que julgávamos que ela nos dava. Fomos enganados ou nos enganamos na nossa avaliação dos valores dessa pessoa.
A traição, como disse um dia um poeta, é como coceira: Basta começar. Uma vez cometido este ato tão criticável, mesmo que as conseqüências sejam as piores possíveis, o traidor faz da sua deficiência um modo de vida e se transforma no mais desprezível dos seres humanos: Um traidor. E  é uma opinião quase que unânime dentre as pessoas que o traidor merece a mais severa das punições, o mais forte repúdio, a mais contundente reprovação. Tudo se pode aceitar e remediar, tudo se pode entender e esquecer, menos o ato vergonhoso e deprimente de uma traição.
O mais famoso traidor de todos os tempos, Judas, não recebeu o perdão de todos os que souberam do seu ato hediondo e inexplicável. Mas, o perdão maior que alguém poderia receber, com certeza Judas recebeu: o perdão daquele que ele mais feriu. Daquele que morreu também por ele, o maior traidor de todos os tempos, o perdão do Filho de Deus. Com isso Jesus nos ensina e nos incita ao perdão.
E quando o discípulo pergunta ao Senhor Jesus: “Senhor, quantas vezes devemos perdoar?” E Ele responde: “Setenta vezes sete!”, aprendemos que é através do amor que se conquista a Vida Eterna.

sábado, 2 de julho de 2011

Violência contra as Mulheres!

Violência Contra Mulheres (Parte 2 Final)



Ainda neste assunto que a cada dia se torna mais polemico, pois temos vistos casos grotescos de violência às mulheres de todo Brasil e alguns agressores tem ficado impunes a esta agressão, seguimos comentando sobre o caso.
Você sabe de onde vem a violência contra a mulher?
Ela acontece porque em nossa sociedade muita gente ainda acha que o melhor jeito de resolver um conflito é a violência e que os homens são mais fortes e superiores às mulheres. É assim que, muitas vezes, os maridos, namorados, pais, irmãos, chefes e outros homens acham que têm o direito de impor suas vontades às mulheres.
Embora muitas vezes o álcool, drogas ilegais e ciúmes sejam apontados como fatores que desencadeiam a violência contra a mulher, na raiz de tudo está a maneira como a sociedade dá mais valor ao papel masculino, o que por sua vez se reflete na forma de educar os meninos e as meninas. Enquanto os meninos são incentivados a valorizar a agressividade, a força física, a ação, a dominação e a satisfazer seus desejos, inclusive os sexuais, as meninas são valorizadas pela beleza, delicadeza, sedução, submissão, dependência, sentimentalismo, passividade e o cuidado com os outros.
Por que muitas mulheres sofrem caladas?
Estima-se que mais da metade das mulheres agredidas sofram caladas e não peçam ajuda. Para elas é difícil dar um basta naquela situação. Muitas sentem vergonha ou dependem emocionalmente ou financeiramente do agressor; outras acham que “foi só daquela vez” ou que, no fundo, são elas as culpadas pela violência; outras não falam nada por causa dos filhos, porque têm medo de apanhar ainda mais ou porque não querem prejudicar o agressor, que pode ser preso ou condenado socialmente. E ainda tem também aquela idéia do “ruim com ele, pior sem ele”. Muitas se sentem sozinhas, com medo e vergonha. Quando pedem ajuda, em geral, é para outra mulher da família, como a mãe ou irmã, ou então alguma amiga próxima, vizinha ou colega de trabalho. Já o número de mulheres que recorrem à polícia é ainda menor. Isso acontece principalmente no caso de ameaça com arma de fogo, depois de espancamentos com fraturas ou cortes e ameaças aos filhos.
As mulheres que sofrem violência podem procurar qualquer delegacia, mas é preferível que elas vão às Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM), também chamadas de Delegacias da Mulher (DDM). Há também os serviços que funcionam em hospitais e universidades e que oferecem atendimento médico, assistência psicossocial e orientação jurídica. A mulher que sofreu violência pode ainda procurar ajuda nas Defensorias Públicas e Juizados Especiais, nos Conselhos Estaduais dos Direitos das Mulheres e em organizações de mulheres.
Para finalizar posso dizer a todos que eu Sou CONTRA A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES e que como meu pai dizia “Em uma mulher não se bate nem com uma flor”.