segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Amor e Fidelidade


O amor pode ser puro, casto. Ou então possessivo, ciumento, exigindo a fidelidade: «Eros é um deus ciumento. Aquele que ama quer a posse da sua amada; quere-la só para si. Antes vê-la morta, do que feliz com outro alguém! Antes infeliz, do que vê-la feliz com outro» (A. Comte-Sponville). O amor pode inclusivamente ser possessivo até à paranóia: «A possessão do ser que se ama é uma alegria ainda maior do que o amor» (Marcel Proust)
Mas o amor também pode ser aventureiro, libertino: «Segui o exemplo das deusas, e não desdenheis dos gozos que vos podem proporcionar os desejos dos vossos amantes.» (Ovídio) Afinal, qual é a essência do amor? Possessivo, ciumento, exigindo a fidelidade? Ou libertino, como na antiga Roma, na versão de Ovídio?
A resposta não é obviamente linear. O amor carrega em si a nossa ambivalência e as nossas contradições. Pode de facto ser libertino. E é ciumento e possessivo, no casal como no amor romântico. Mas ele exige sobretudo a fidelidade.
Só por via da fidelidade ele pode ser lírico, e grande. Os grandes amores não dispensam a fidelidade: quem dá, exige reciprocidade, e isso envolve posse e exclusividade. Não há grandes amores românticos sem sentimentos latentes ou visíveis de posse e ciúme.
Os grandes amores exigem não dispensam a fidelidade.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

A essência da Alma...

A essência da alma...
Quem nunca viu falar em essência com certeza ainda não presenciou nada.
A essência pode ter muitos significados, sendo que a primeira que vem a nossa mente e de perfume ou cheiro, no dicionário encontramos: s.f. O que constitui a natureza de um ser, de uma coisa: essência divina.
Filosofia. Natureza ideal de um ser: para o existencialismo, a existência precede à essência.
O que há de fundamental: a essência de um sermão de Vieira.  
Substância aromática extraída de certos vegetais: essência de baunilha, essência de rosas.
Extrato, perfume.
Esta e a essência que conhecemos. Porem a essência que buscamos esta alem das paginas de um dicionário ou de um livro. A essência da alma a essência da vida...a essência do amor...
Onde encontrar esta instabilidade que precisamos nas nossas vidas, qual seria a essência ideal para nos tornar mais feliz, por onde começamos a busca pela essência da nossa alma... Às vezes penso em tudo isso e não encontro as respostas e como se um filme passa-se em minha cabeça relembro dos momentos difíceis que passei nesta vida e não encontrei a essência que faltava para retornar ao regresso da caminhada.
Passo por caminhos escuros, chuva, sol, tempestades e se quer percebo que o tempo esta passando e a cada busca eu a não encontro... Minha essência esta perdida, o futuro esta aqui, e chega depressa demais fazendo com que a busca fique mais difícil.
A essência da alma, todos podem encontrar, basta querer e passar pelos obstáculos, mas muitos assim como eu. Talvez a encontre no fim da vida... E então poderei dizer a todos a essência da vida e algo assim...


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Vereador chama reporter de Fedorenta...


Vereador Gabrielense chama repórter de Fedorenta
Surpreendeu a todos a atitude do vereador Paulo Sergio Barros da Silva o (Nenê do PDT), durante a seção da câmara desta véspera de feriado.
Durante a seção o vereador atacou o um semanário que noticiou recentemente matéria em suas paginas, falando sobre sua gestão como presidente da casa em 2010. Segundo o vereador a reportagem do jornal foi distorcida e que estaria acionando judicialmente o órgão de imprensa na justiça. Nenê, criticou o órgão de imprensa, o qual chamou de imprensa "ralé" e por fim, fez críticas pessoais a uma repórter deste mesmo jornal, repórter que segundo ele, antes de divulgar qualquer matéria deveria cuidar de sua higiene pessoal. "Pessoas, primeiro antes de escrever qualquer coisa, qualquer notícia no jornal têm que cuidar do seu corpo, de sua higiene pessoal não andar aqui no corredor da Câmara fedendo", disse o vereador. Segundo informações o diretor do jornal criticado vai incentivar a sua (funcionaria) a entrar judicialmente com um processo contra o vereador nenê.

domingo, 18 de setembro de 2011

A dois passos do Paraiso...

Longe de casa
Há mais de uma semana                                   
Milhas e milhas distante
Do meu amor                                      
Será que ela está me esperando
Eu fico aqui sonhando
Voando alto perto do céu
Eu saio de noite andando sozinho
Eu vou entrando em qualquer barra
Eu faço meu caminho
O rádio toca uma canção
Que me faz lembrar você, eu
Eu fico louco de emoção
E já não sei o que vou fazer
Estou a dois passos do paraíso
Não sei se vou voltar
Estou a dois passos do paraíso
Talvez eu fique, eu fique por lá
Estou a dois passos do paraíso
Não sei porque que eu fui dizer bye bye
Bye bye, baby, bye bye
-A Rádio Atividade leva até vocês
Mais um programa da séria série
"Dedique uma canção a quem você ama"
Eu tenho aqui em minhas mãos uma carta
Uma carta d'uma ouvinte que nos escreve
E assina com o singelo pseudônimo de
"Mariposa Apaixonada de Guadalupe"
Ela nos conta que no dia que seria
O dia do dia mais feliz de sua vida
Arlindo Orlando, seu noivo
Um caminhoneiro conhecido da pequena e
Pacata cidade de Miracema do Norte
Fugiu, desapareceu, escafedeu-se
Oh! Arlindo Orlando volte
Onde quer que você se encontre
Volte para o seio de sua amada
Ela espera ver aquele caminhão voltando
De faróis baixos e pára-choque duro
Agora uma canção canta pra mim
Eu não quero ver você triste assim
Estou a dois passos do paraíso
E meu amor vou te buscar
Estou a dois passos do paraíso
E nunca mais vou te deixar
Estou a dois passos do paraíso
Não sei porque eu fui dizer bye bye

domingo, 11 de setembro de 2011

Amor Bandido...

Do que me adianta este amor bandido...                                  
Do que me adianta este amor que me sufoca e causa dor.
Este amor que nao me da asas de liberdade para me entregar por inteiro...
Este amor que a cada dia que passa consome um pouco mais do meu velho coraçao cansado de levar pancada. Seja um dia na vida nquero poder sentar a beira de uma sombra e poder ver o sol se por, e por instantes dizer amanhã será um novo dia...e que ele seja lindo com um sol brilhante capaz de nos dar a força que presisamos para vencer este obstaculos da vida, e porque não dizer do Amor.
Há o Amor, tres letras mas inumeros significados, quem tem Amor na vida tem tudo...mas quem não tem Amor. Do que me adianta este amor bandido...
Autor - Arthur Fernando de Moura - Campo Bom RS - 11-09-11               

Aviso!

Amigos por estar a trabalho em outra cidade o blog esteve e esta sendo atualizado conforme carga de tempo.
Peco desculpas pelo transtorno e peco para que os amigos se puderem me enviar sugestoes de pautas eu agradeco. Grato e Boa Semana!                      Arthur de Moura.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Vereadores com o rabo preso votaram contra!

Vereadores disseram Não as Contas de ex-Prefeito Balbo
Ex Prefeito Balbo teve as contas rejaitadas
Como já era previsto as contas do ano de 2006 da então gestão de Balbo Teixeira, foram rejeitadas pela grande maioria dos vereadores durante a seção realizada nesta segunda-feira dia 29 de agosto.
Com votos de quatro vereadores (Adão Santana, Paulo Sérgio Barros, Antônio Devair e Vagner Aloy), o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que apontou irregularidades na Administração do ex-prefeito Balbo Teixeira, referente à gestão 2006.  Votaram contra, os vereadores da base de oposição, Rômulo Farias, Cilon Lisoski, Claudiomiro Borges, Rui Lucas e Carlos Alberto Lannes, acompanhados do vereador Valdomiro Lima, que integra a base de situação. A sessão, antecipada para as 17h30, aconteceu mesmo sem a presença do advogado de defesa,  Dr. Yascha Golubci. A Câmara de Vereadores de São Gabriel deverá emitir decreto legislativo para os Tribunais de Contas do Estado e Regional Eleitoral informando a decisão. Hoje, Balbo Teixeira continua habilitado a concorrer a qualquer cargo eletivo. Se isso vai mudar, dependerá apenas do que decidir, agora, o TRE. Parece que desta vez mesmo com a pressão da situação o vereador Rui Lucas votou junto com a oposição e deu parecer favorável às contas do ex prefeito Balbo. Na verdade eu até entendo alguns vereadores que votaram a favor da rejeição das contas, pois além de ser da base aliada ao Governo Municipal, possuem o rabo preso, pois desfrutam de vários cargos públicos para cabos eleitorais e parentes no atual Governo Municipal, então qualquer voto contra quem os “ajuda” pode ser gol contra e possivelmente perda de votos “é a famoso quebra o meu galho que eu quebro o seu” (troca de favores políticos). Particularmente eu sou contra esta questão e se um dia ocupar um cargo público jamais participarei de algo deste tipo. Em São Gabriel pode acontecer de tudo então como já estão puxando o tapete de Balbo, não se surpreendam, pois não demorará muito e o tapete do atual prefeito Rossano também será puxado, aliais isso só não ocorreu porque ele esta no poder e porque há muita grana e favores em jogo, entende? Deus nos acuda... Salve salve hó Pai eterno...

  

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A cara do Atual Governo Rossano!



Obra do Medeiros no inicio jh abandonada

 Na verdade desde a última campanha eleitoral para prefeito se ouviu de tudo um pouco desta atual administração. Uma administração que já esteve no poder e quando o fez deixou o município cheio de dividas e quase falido. Hoje a situação desta é diferente das demais em que governou o município de São Gabriel, pois até agora pouca coisa de concreto foi realizada a não ser projetos que já estavam prontos para serem implantados pela administração do ex prefeito Balbo Teixeira. Infelizmente o pouco que foi feito até hoje custou caro aos cofres públicos e acredito que os amigos não terão surpresa se esta divida aparecer mais tarde. Obras superfaturadas que até agora somente encheram os bolsos de quem esta no poder, uma prova disso foi à reforma e construção dos novos banheiros públicos da Praça Fernando Abott e Praça Tunuca Silveira. Na época do escândalo pelos altos valores da obra até o atual Presidente da Câmara Municipal Carlos Alberto Lannes (cacaio) achou um absurdo o valor “salientando os quase 40 mil reais gastos na reforma do banheiro da Praça Tunuca Silveira, onde segundo ele o metro quadrado do banheiro custou cerca de R$ 2.000 reais” e não para por ai.
Capinadeira a Fogo quando Trabalhava
A capinadeira a fogo que custou 35 mil reais “o preço de um carro de luxo zero” que foi adquirida para resolver grande parte dos problemas com a sujeira nos bairros da cidade hoje esta abandonada em um galpão, e os bairros continuam a cada dia mais sujos. Outro grande exemplo de abandono foi o famoso pontilhão do Bairro Medeiros que começou a ser reformado e reconstruido na administração de Balbo e que até hoje esta abandonado tomado pelo matagal e dividindo dois bairros da zona norte.Infelizmente podemos ficar dando vários exemplos neste texto como o ginasião do Parque Dr. Eglon que é um poço de dinheiro e nunca fica pronto, é sempre assim, falta um milhão, falta mais um milhão e assim a obra vai andando de milhão em milhão.
A popularidade do Prefeito Rossano já não é mais a mesma, tanto é que o mesmo nem anda mais nas ruas da cidade distribuindo beijinhos. Esperamos que nas próximas eleições o povo que votou neste governo e que hoje se mostra arrependido tenha aprendido a lição. Pois como sempre se houve falar, nem tudo que reluz é ouro.




quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A Importância da Educação dos Filhos!


A quem diga que educar um filho nos dias de hoje é uma tarefa dificil. São muitas as alegrias, mas são tantos os conflitos e aflições ao assumir os papéis de pai e mãe que o casal, muitas vezes, entra em pânico. Muitas perguntas passam pelas cabeças dos pais, sentem-se inseguros, desorientados e não têm ainda definidos os seus papéis de educadores.
A própria estrutura da família tem passado por alterações radicais, principalmente, no que se refere à distribuição de tarefas para o homem, para a mulher e para os filhos.
Um dos grandes problemas, bem visível na criação e educação dos filhos é a imposição de limites. Impor limites. Ter autoridade sem ser autoritário. A autoridade torna-se uma manifestação de amor e afeto quando exercida com equilíbrio. Ela transmite segurança. A criança não amará mais os pais porque lhe dá total liberdade, porque pode fazer o que bem entender. Ela perceberá a falta de estrutura e de segurança, sentindo-se menos protegida para a vida.
Hoje uma criança necessita de atenção, carinho, cortesia no trato por parte de quem quer que seja, e especialmente respeito, que se traduz em simplesmente, da parte de nós adultos, do ter o cuidado, o respeito e consideração de não contaminá-las com nossos vícios, manias e maus hábitos.
Sim, nós somos os contaminadores, uma vez que elas, psicologicamente, ao nascerem, ainda não são nada, não têm personalidade, costumes, sequer pensam. Mas, logo nos encarregamos de preenchê-las com aquilo que em nós temos de mais precioso, ou seja, nossas vaidades, crendices, superstições, medos, desejo de mudar o mundo de conformidade com nossa imagem e semelhança. Quando uma criança é tratada como mimos excessivos, quer dizer presentes e alguma forma de coerção para que cumpra seus deveres, ao invés de respeito, ela está diante das mesmas condições que motivam também um corrupto. Criança não precisa de tais mimos, criança precisa de educação, zelo e respeito, disciplina ordenada, que é o sentido de organização pessoal, toque e carinho. Essa espécie de mimo, isso sabemos bem, além de não educar, corrompe o caráter, a formação moral daquela criança, que ainda está criando seus alicerces.
Alguns defendem que não é possível educar sem tais mimos, agrados materiais, como se de fato isso significasse educação. De verdade, não precisamos corromper a mente de nossas crianças com sistemas cada vez mais elaborados de coesão, com promessas que jamais poderão ser cumpridas, tirando delas, logo no berço, sua capacidade de se expressar com naturalidade, espontaneamente. De qualquer modo cada um tem sua maneira de educar seus filhos, ou seja, com disciplina exemplar, carinho ou até mimos por bom comportamento o que em minha opinião é errado.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Para os melhores pais do Mundo!

Parabéns a todos os Papais...
"O nosso carinho e gratidão, a você Pai, que além de transmitir seus conhecimentos e suas experiências, soube apoiar-me em minhas dificuldades. À Você Pai que ensinou muito mais que teorias, que preparam seus filhos também para vida, todo o meu carinho e gratidão." A demonstração de afeto é algo tão sublime, que todos os seres, de toda a criação é capaz de transmitir amor como música pelas ondas de um rádio, que chega até o ser amado e toca seu coração. Mensagem para todos os pais gabrielenses e em especial ao meu saudoso pai Paulino de Moura.

sábado, 6 de agosto de 2011

Nunca vou desistir...


A vida pode ser triste...

Como se fosse uma neblina no vento a minha vida passa por um pensamento e vejo que até fiz algum progresso. Mas não o suficiente para conquistar a tal felicidade.
Ao longo destes anos percebi a cada dia a mudança que ocorre em nossas vidas e pude perceber que a felicidade é passageira, ou seja você nunca será feliz por completo e olha que isso inclui dinheiro. Pois para quem diz que dinheiro traz FELICIDADE esta totalmente enganado, dinheiro não compra tudo apenas te deixa mais confortável com poderes para se vestir melhor e ter bens materiais.
Para ser feliz basta um olhar de uma pessoa, um sorriso, um elogio algo que faça daquele dia o melhor, coisa boa quando você anda pela rua e alguém conversa com você te elogiando, penso comigo “ganhei o dia” muitas pessoas guardam pra si o amargo da vida e por isso andam de mal humor todo o dia. Eu sinceramente já fiz isso e digo dói muito este aperto no peito, esta vontade de gritar de conversar com alguém. Hoje percebo que não estamos aqui por acaso, que viemos ao mundo por um propósito, e que se as coisas eram para acontecer é porque já estava escrito no nosso destino, ninguém sabe o que irá acontecer no dia de amanhã...mas podemos começar a mudá-lo a partir de hoje mesmo. Nunca deixo para fazer hoje o que poderei fazer amanhã, pois pode não haver tempo o suficiente para fazer.
Apesar de não saber nada sobre o futuro tenho planos para ele, que até poderão não ser concluídos mas que estão guardados. E mesmo quando os bons momentos da nossa vida passarem nunca vou chorar por eles terem acabado, pois irei sorrir por eles terem acontecido e terem me dado tanta felicidade.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Novidade!

A novidade, é que agora o BLOG A Notícia é uma ferramenta independente, não sendo um complemento do JORNAL A NOTÍCIA. Através de “união”, o JORNAL A NOTÍCIA passa a circular em São Gabriel e mais sete municípios com o nome de JORNAL DA CAMPANHA. O semanário já era distribuido em São Gabriel, mas, agora, passa a circular com a participação de toda a equipe do JORNAL A NOTÍCIA e com as mesmas propostas, de levar informação com seriedade e imparcialidade. Assinantes e anunciantes do JORNAL A NOTÍCIA automaticamente passam a integrar o quadro de apoiadores do JORNAL DA CAMPANHA já nesta quinta-feira.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A confiança é tudo!

A Confiança é tudo nesta vida!
 O texto dessa semana trás como base confiança. Digo isso, pois não existe nenhuma forma de relacionamento humano que não seja estabelecido com base na confiança. É necessário confiar para que se viva bem.
Evidentemente que nosso Relacionamento com Deus não é diferente, prova disso está em IS 40:31 que diz “mas os que CONFIAM no Senhor recebem sempre novas forças”.  Trago somente esse versículo para que você pense que CONFIAR no Deus dos Exércitos é um principio para ter suas forças renovadas. Como jovens sabemos que somos o povo mais forte dessa terra, e a nossa força vem de Deus.
Não existe relacionamento sem confiança e confiança sem relacionamento. É necessário você confiar suas forças, seus temores o problema é quando a pessoa não da uma brecha para que você tenha confiança, acredito que confiança é a palavra ideal para todas as nossas relações seja de afeto, amor ou amizade.
A vida encarrega-se de nos tornar desconfiados. Mesmo os que não têm propensão para tal estado de espírito (como era o meu caso), com o passar dos anos e com as vicissitudes a que ficam sujeitos (as pequenas ou grandes facadas, os pequenos ou grandes golpes desferidos pelas costas, etc.) acabam por soçobrar àquilo que se torna uma simples evidência: confiar nos outros pode ser perigoso.
Bem sei que não é possível viver sem um mínimo de confiança nas pessoas. Até quando vamos a um café e tomamos uma bebida temos de acreditar que o empregado nos não serve veneno. Mas essa é outra questão. Trata-se daquilo que poderíamos chamar o nível I da confiança; sem este nível, a vida tornar-se-ia insuportável. Vislumbraríamos perigo em tudo e em todos, motivo pelo qual não seríamos capazes de agir.
A vida encarregou-se de me roubar aquela candura que vê luz mesmo no meio da escuridão. E quando não aprendemos através de coisa miúda, acabamos por aprender à custa de uma carga bem pesada!
Apesar de tudo isto, vale a pena abandonar-nos aos outros de forma confiada; a questão está em saber escolhê-los. Antes, bastava que fossem pessoas ― isso para mim era já o bastante ―, hoje é preciso que me provem que o são inteiramente

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Coluna da Semana!

Marfrig demite mais de 200 funcionários
Espantoso a demissão de mais de 200 funcionários do Frigorífico Marfrig unidade de São Gabriel. Esta semana estivemos com o presidente do Sindicato da Alimentação Gaspar Neves, o qual nos informou que desde o começo deste ano a empresa vem rescindindo contratos com os funcionários, sendo que a cerca de dois meses foram demitidas 50 pessoas e na ultima sexta-feira 30 novas rescisões. Fora isso esta semana já foi realizada 130 rescisões de contratos totalizando 210 demissões ao todo.
Gaspar relata que a Empresa tem incentivo do AGREGAR RS programa do Governo Estadual, onde a empresa se compromete de gerar novos empregos de 6 em 6 meses e de estar em dia com os trabalhadores e isso não esta acontecendo. Segundo informações o setor de desossa foi o mais atingido, pois tinha em torno de 200 funcionários e hoje possui apenas 70 pessoas neste setor. Infelizmente uma dura realidade para estas mais de 200 famílias que irão ficar sem seu sustento. A administração atual com isso mostra que foi a administração que mais gerou desemprego na cidade, e fazendo com que inúmeros gabrielenses tenham que ir embora do município em busca de novos empregos e deixando para traz sua terra natal e sua família. Muitos me criticam quando falo que dependemos sempre dos mesmos, que nossa região precisa de mais empresas e de incentivos fiscais para empresas de fora para que venham a se estabelecer em nosso município. Quando olho para o nosso Bairro Industrial fico pasmo e imaginando que empresa poderia se estabelecer ali, um lugar que não oferece nada em infra-estrutura tais como Ruas, água, luz que é o básico e que fica em meio a um banhado. Triste realidade para quem sonha em um dia ver nossa cidade mais desenvolvida e caminhando a passos largos para o progresso.
Grupo quer mudança em Santa Margarida...
Prédio da Prefeitura de Santa Margarida

Semana passada no Clube União Recreativo Santa Margarida um grupo formado por lideranças partidárias do PT, PTB, DEM, PP e PSB se reunirão em busca de uma aliança partidária para o pleito de 2012. Entre os principais assuntos destacados durante a reunião esta o crescimento do município, onde a maioria das pessoas que se pronunciaram enxergam a cidade ainda bem longe do progresso e por isso querem uma mudança administrativa visando o bem da população, trazendo indústrias, gerando emprego e projetos para que o município cresça. Gostei de ver pois diferentemente de São Gabriel nossos vizinhos estão pensando num futuro prospero para sua cidade, e é isso que queremos para a nossa comunidade pessoas com a idéia de crescimento e prosperidade. 
Somos quem podemos ser... 



quarta-feira, 20 de julho de 2011

Coluna desta Semana A Noticía 19-07

Convenção do DEM!
No ultimo sábado a tarde na Câmara de Vereadores aconteceu a convenção do Democratas (DEM), ao qual a única chapa existente foi aclamada por todos os filiados presentes. O vereador Carlos Alberto Mac Cord Lannes (Cacaio) foi eleito novo presidente da sigla em São Gabriel, e seu vice é o economista e Professor Rudnei de Oliveira. , a convenção teve a participação de integrantes de uma ala dissidente do PSDB, integrada pelo ex-presidente Mauro Teixeira Júnior, Paulo Antônio Oliveira e Marcos Vieira. A presença deles confirmou o que se comentava nos bastidores, a possibilidade dos três (seguidos de um grupo grande) ingressar no DEM, quem também esteve por lá foi Lisandro Cavalheiro, membro do PPS local, mas, que também, admite a possibilidade de ingressar no Democratas. Na oportunidade diversas filiações novas ocorreram sendo que, também, este colunista se filiou no partido, o DEM estará realizando reunião ainda esta semana pra tratar assuntos referentes ao partido como a organização da Juventude do DEM.
Escorregou e caiu na vala...  Pois parece incrível, mas desde o começo do ano até agora seis veículos já caíram nas valas existentes do bairro Medeiros. Dois caminhões e quatro veículos atolaram nas valas existentes no local. O problema é que as valas por onde “corre a céu aberto o esgoto do bairro”, são muito fundas e possuem mais de três metros de largura o que vem a acarretar nos acidentes ocorridos. Os moradores do bairro relatam que a cada limpeza realizada pelas maquinas da prefeitura as valetas ficam ainda mais fundas, além da invasão de animais peçonhentos como cobras, aranhas e escorpiões nas residências. Além de carros, bicicletas e motos também já caíram nas valas causando danos materiais aos condutores.
E as carretas? Depois que foi questionado aqui a situação do chimarrodromo e das carretas que havia no antigo calçadão, a atual administração anunciou esta semana que o Chimarrodromo será colocado na praça da rodoviária. Porém o que ainda não foi esclarecido é onde estão as carretas que por diversos anos embelezavam o calçadão e que também são consideradas patrimônio público da cidade. Outro patrimônio que esta sumido é o busto que ficava na praça da rodoviária, que depois das reformas que começaram no local foi retirado e não mais apareceu.
“É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada”.  Boa Semana e até a próxima.
 

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Propaganda Eleitoral Extemporânea!




Esta sendo muito normal se ver em nossa cidade “mesmo que ainda cedo” várias propagandas eleitorais extemporânea. Algumas até se tornam expressivas demais para meu gosto, pois se utilizam de meios de comunicação para vender seu peixe. Entendo que a Propaganda é a difusão de uma mensagem, com caráter informativo e persuasivo. É espalhar, propalar, alastrar, multiplicar por meio de reprodução. Através da propaganda, idéias, informações e crenças são disseminadas, tendo como objetivo a adesão de destinatários, fazendo com que as pessoas se tornem propensas ou inclinadas a dado sistema. Desde a Antigüidade, a propaganda esteve presente na vida cotidiana. "(...) Na Grécia e em Roma, era usada largamente em festas populares e ações estatais. Reiteradas vezes, a Igreja dela lançou mão para difundir a doutrina e a fé cristãs, e, ainda, condicionar o comportamento dos fiéis. No plano sociopolítico, foi instrumento decisivo da burguesia liberal na peleja contra a monarquia absolutista, bem assim dos regimes autocráticos que marcharam o século XX."
No entanto a Propaganda extemporânea também denominada propaganda fora de época ou antecipada, assim, é aquela realizada antes do dia 6 de julho do ano eleitoral. Importante lembrar que a propaganda eleitoral tem em vista a divulgação de um determinado candidato a cargo eletivo, que pleiteia votos para uma eleição de fato. Importante ressaltar que a proibição da propaganda eleitoral, fora do lapso tolerado pela Lei, não ofende a liberdade de expressão constitucionalmente consagrada. Explica-se: a isonomia entre os candidatos, da qual decorre tal limitação, também é princípio com fincas na Constituição. Atenção: Publicidade que se restringe a divulgar matéria jornalística não constitui propaganda eleitoral extemporânea. O informe publicitário, não constitui propaganda eleitoral antecipada, tratando-se, apenas, de divulgação de matéria jornalística noticiando, no mais das vezes a realização de um evento político consistente no lançamento de pré-candidatura. Assim, constata-se que publicações despidas de conotação de propaganda eleitoral antecipada, devem ser tratadas apenas como divulgação de matérias jornalísticas. Assim, publicidade que se restringe a divulgar matéria jornalística, – conduta esta perfeitamente plausível e salutar no regime democrático – não configura prática de propaganda eleitoral extemporânea o problema é que tem gente abusando demais, e tornando o que é para apenas ser informação e matéria de jornais, verdadeiras propagandas eleitorais faltando apenas o numero do candidato.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Coluna Jornal A Noticía 12/07

Encontro em Cachoeira

Neste sábado, tive o prazer de acompanhar amigos do Círculo Operário Gabrielense até a cidade de Cachoeira do Sul, onde na oportunidade, aconteceu no Círculo Operário Cachoeirense o encontro “Formando Redes Região Central”. Durante o encontro pude acompanhar a palestra sobre estratégias de fortalecimento dos círculos, além de várias atividades em grupo, todas com a orientação da Assistente Social Sônia Canabarro que também é especialista em Gestão de Políticas Sociais. Após anos os Círculos Operários estão unindo forças através destes encontros para que os mesmos não fechem as portas. É com parcerias e desenvolvendo projetos sociais que as entidades se mantêm fortes, parabéns aos amigos circulistas pela iniciativa.
O que falta é conscientização!Sem dúvida devemos dizer que a instalação das sinaleiras novas nas avenidas Francisco Hermenegildo e Francisco Chagas foram essenciais para a diminuição dos acidentes no local, antes das sinaleiras na hora do pique era arriscado demais a passagem pelas avenidas, principalmente de ciclistas. Outra questão que tem resolvido o problema das altas velocidades é os quebra molas instalados nas vias mais movimentadas, mas como diz o título, o que falta é conscientização por parte de alguns motoristas, parar para que as pessoas cruzem a faixa de segurança é uma delas, muitos motoristas iguinoram e abusam ao não respeitar os pedestres e ciclistas.
Sábado tem convenção...
No próximo sábado a partir das 13hs na Câmara de Vereadores, acontecerá a convenção do Democratas (DEM) ao que tudo indica a convenção terá uma chapa de consenso inscrita, o DEM tem como presidente atual o médico Paulo Henrique Teixeira. Em conversa com este colunista o vereador Carlos Alberto Mac Cord Lannes (Cacaio) que poderá a vir ser o novo presidente, disse que a idéia é fortalecer a sigla para as eleições de 2012, tendo uma nominata forte de candidatos a vereador e com nomes bem conhecidos da nossa comunidade.
“Os homens distinguem-se pelo que fazem, as mulheres pelo que levam os homens a fazer”. Carlos Drummond de Andrade

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Traição e Fidelidade!

Talvez um dos aspectos mais difíceis da vida de qualquer ser humano é lidar de uma forma positiva com a traição. Pois naturalmente criamos e alimentamos expectativas a respeito das pessoas que estão conosco e que fazem parte do nosso dia a dia, que dividem nossa intimidade. O problema surge quando essas expectativas não são compartilhadas com as outras pessoas fazendo com que guardamos esta magoa dentro do nosso peito. Porque a traição dói tanto em quem é traído? Será que existe uma forma de não sofrer com a traição? Acredito que a traição dói na maioria das vezes porque temos a crença de que as pessoas são nossas, como se o mundo se resumisse à vida do casal, criamos uma cópia idealizada da pessoa e a tomamos como ela própria.. Talvez um aspecto genético predisponha as pessoas a traírem? O que acontece é que pessoas traem e são traídas independentemente do que ocorre na relação O que leva as pessoas a traírem diz respeito às características pessoais de cada indivíduo. Uns traem por não mais sentirem-se atraídos pela (o) companheira (o), outros por não conseguirem controlar seus impulsos, outros atribuem ao acaso e etc. Todos esses motivos baseiam-se primeiramente na escolha pessoal, ou seja, qualquer que seja o motivo, o indivíduo é responsável pelas suas atitudes e as prováveis conseqüências das mesmas.
  No fundo a confiança num traidor é um engano, pelo qual percebemos mais tarde que valorizamos excessivamente essa pessoa, isto é, muito mais do que ela merece, do que ela representa em relação a nós mesmos. Considerávamos ou amávamos, ou dedicávamos a ela uma amizade ou amor, ou carinho, que superava estes mesmos sentimentos, os quais julgávamos que ela nutria por nós. Trocando em miúdos, dávamos a ela muito mais do que julgávamos que ela nos dava. Fomos enganados ou nos enganamos na nossa avaliação dos valores dessa pessoa.
A traição, como disse um dia um poeta, é como coceira: Basta começar. Uma vez cometido este ato tão criticável, mesmo que as conseqüências sejam as piores possíveis, o traidor faz da sua deficiência um modo de vida e se transforma no mais desprezível dos seres humanos: Um traidor. E  é uma opinião quase que unânime dentre as pessoas que o traidor merece a mais severa das punições, o mais forte repúdio, a mais contundente reprovação. Tudo se pode aceitar e remediar, tudo se pode entender e esquecer, menos o ato vergonhoso e deprimente de uma traição.
O mais famoso traidor de todos os tempos, Judas, não recebeu o perdão de todos os que souberam do seu ato hediondo e inexplicável. Mas, o perdão maior que alguém poderia receber, com certeza Judas recebeu: o perdão daquele que ele mais feriu. Daquele que morreu também por ele, o maior traidor de todos os tempos, o perdão do Filho de Deus. Com isso Jesus nos ensina e nos incita ao perdão.
E quando o discípulo pergunta ao Senhor Jesus: “Senhor, quantas vezes devemos perdoar?” E Ele responde: “Setenta vezes sete!”, aprendemos que é através do amor que se conquista a Vida Eterna.

sábado, 2 de julho de 2011

Violência contra as Mulheres!

Violência Contra Mulheres (Parte 2 Final)



Ainda neste assunto que a cada dia se torna mais polemico, pois temos vistos casos grotescos de violência às mulheres de todo Brasil e alguns agressores tem ficado impunes a esta agressão, seguimos comentando sobre o caso.
Você sabe de onde vem a violência contra a mulher?
Ela acontece porque em nossa sociedade muita gente ainda acha que o melhor jeito de resolver um conflito é a violência e que os homens são mais fortes e superiores às mulheres. É assim que, muitas vezes, os maridos, namorados, pais, irmãos, chefes e outros homens acham que têm o direito de impor suas vontades às mulheres.
Embora muitas vezes o álcool, drogas ilegais e ciúmes sejam apontados como fatores que desencadeiam a violência contra a mulher, na raiz de tudo está a maneira como a sociedade dá mais valor ao papel masculino, o que por sua vez se reflete na forma de educar os meninos e as meninas. Enquanto os meninos são incentivados a valorizar a agressividade, a força física, a ação, a dominação e a satisfazer seus desejos, inclusive os sexuais, as meninas são valorizadas pela beleza, delicadeza, sedução, submissão, dependência, sentimentalismo, passividade e o cuidado com os outros.
Por que muitas mulheres sofrem caladas?
Estima-se que mais da metade das mulheres agredidas sofram caladas e não peçam ajuda. Para elas é difícil dar um basta naquela situação. Muitas sentem vergonha ou dependem emocionalmente ou financeiramente do agressor; outras acham que “foi só daquela vez” ou que, no fundo, são elas as culpadas pela violência; outras não falam nada por causa dos filhos, porque têm medo de apanhar ainda mais ou porque não querem prejudicar o agressor, que pode ser preso ou condenado socialmente. E ainda tem também aquela idéia do “ruim com ele, pior sem ele”. Muitas se sentem sozinhas, com medo e vergonha. Quando pedem ajuda, em geral, é para outra mulher da família, como a mãe ou irmã, ou então alguma amiga próxima, vizinha ou colega de trabalho. Já o número de mulheres que recorrem à polícia é ainda menor. Isso acontece principalmente no caso de ameaça com arma de fogo, depois de espancamentos com fraturas ou cortes e ameaças aos filhos.
As mulheres que sofrem violência podem procurar qualquer delegacia, mas é preferível que elas vão às Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM), também chamadas de Delegacias da Mulher (DDM). Há também os serviços que funcionam em hospitais e universidades e que oferecem atendimento médico, assistência psicossocial e orientação jurídica. A mulher que sofreu violência pode ainda procurar ajuda nas Defensorias Públicas e Juizados Especiais, nos Conselhos Estaduais dos Direitos das Mulheres e em organizações de mulheres.
Para finalizar posso dizer a todos que eu Sou CONTRA A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES e que como meu pai dizia “Em uma mulher não se bate nem com uma flor”. 

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Violência Contra Mulheres

                                         A Violência contra as Mulheres! (parte1)

Sem dúvida, não é de hoje que a imposição a uma subordinação da mulher em todos os seus aspectos seja por todos conhecida, pois encontramos raízes deletérias deste triste acontecimento desde o primeiro alicerce fundado na construção da falsa ideologia, até então aceita, ‘da superioridade do homem’, esta já existente há 2500 anos nos continentes antigos, onde a mulher era vista apenas como um objeto ou um mero brinquedo de luxo. Entretanto, mesmo diante desse reprovável quadro de ululantes absurdos, várias culturas ainda aprovam, toleram ou mesmo justificam diversas e diferentes atrocidades que são endereçadas contra a mulher, sendo essas atitudes, fruto de normas de conduta distorcidas a respeito do papel e das responsabilidades de homens e mulheres na sociedade.
Nos Estados Unidos da América, a cada 18 minutos uma mulher é agredida; na Índia, 5 mulheres são queimadas por dia; em Marrocos, a violação à mulher é considerada apenas como sendo um crime moral e não como um atentado à integridade física. No Afeganistão, a mulher é obrigada a usar a burca em todos os momentos e por toda a vida, o que chega a ser considerado pouco perto de países como o Paquistão, onde cerca de 8 mulheres são transgredidas por dia e 70% a 95% já foram vítimas de violência doméstica. Mencionem-se ainda, países como a África do Sul onde as mulheres são consideradas seres inferiores, ou ainda em Serra Leoa que, em tempo de guerra civil, faz com que as tropas rebeldes tenham a desumanidade de compelir as mulheres à escravatura sexual.
Não para por ai, - No Paquistão, em casos de estupro, quatro homens religiosos devem testemunhar para dizer se houve penetração. Se as acusações não forem comprovadas, o depoimento da mulher pode ser considerado ''sexo ilícito'' e ela pode ser condenada à morte. Bem ainda percebemos então, o grave problema da violência contra a mulher pode e deve ser considerado como uma questão de saúde pública, além de uma violação explícita dos direitos humanos, o que não mais podemos aceitar no mundo moderno em que vivemos. Diante da apresentação desta análise, cremos que a violência contra a mulher não respeita fronteiras de classe social, raça, religião ou idade. O número de vítimas de maus-tratos continua a aumentar de forma assustadora e, hoje, o problema é tão grave que virou também questão de saúde pública.
Para enfrentarmos esta cultura machista e patriarcal são necessárias políticas públicas transversais que atuem modificando a discriminação e a incompreensão de que os Direitos das Mulheres são também Direitos Humanos. Modificar o ignorante entendimento da subordinação de gênero requer uma ação conjugada e seriamente articulada entre os programas dos Ministérios da Justiça, da Educação, da Saúde, do Planejamento e todas as entidades protetivas existentes.
Diga-se, ao final, que tais políticas públicas devem visar o mesmo desiderato, qual seja, a equidade entre homens e mulheres, constituindo, destarte, um caminho digno e sério para alterar a violência em geral e de gênero em particular, fiscalizando o fiel cumprimento destas políticas citadas, sem nos esquecermos que o objetivo maior somente será cumprido com a plena e total participação da sociedade civil como um todo, pois, citando o filósofo francês Jean-Paul Sartre, "a violência, sob qualquer forma que se manifeste, é um fracasso”.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Vaidade Pessoal...

Certo dia andando pela cidade um senhor de mais idade me parou e me pediu uma informação, após alguns minutos conversando com ele, começamos a falar sobre diversas fases da nossa vida, e o quanto perdemos momentos importantes dela.
Hoje em dia as pessoas avaliam as outras pelos seus bens materiais e se esquecem de que as pessoas não são apenas de matéria física. De pouco nos adianta querer demonstrar ser mais que os outros, pois desta vida não levamos absolutamente nada material. Portanto orgulho, vaidade e ostentação são sentimentos que devem ser banidos de nosso viver, porém certas pessoas da nossa sociedade ainda teimam em martelar na mesma tecla. Depois deste dia eu passei a pensar no que estamos vivendo atualmente em nossa cidade e acho que na realidade estamos é precisando de luz, da força de nosso anjo da guarda "Arcanjo São Gabriel" e por pior que seja a realidade dos fatos, a verdade sempre irá prevalecer.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Coluna desta semana A Notícia

Chuva irá piorar a situação.A chuva que tem caído ultimamente tem agravado mais a situação de nossos bairros, principalmente as ruas que não possuem calçamento e que estão ficando em estado critico. A chuva está atrapalhando o trabalho da Secretaria de Serviços Urbanos, bem como sua equipe de limpeza e também as maquinas motoniveladoras que fazem o serviço de patrolamento nas Ruas. Também é de se destacar o péssimo estado das Ruas que servem como rotas dos ônibus circulares do município, pois as ruas estão cheias de buracos e barro. Na verdade este trabalho de recuperação tanto de estradas do interior, como das Ruas da cidade com balastro deveria ser realizado bem antes do inverno, até porque agora com o tempo instável e as constantes chuvas o material colocado nas ruas ou estradas pode ser perdido com a força das enchurradas.
Ele decidiu e assinou no PSDB! 
Depois de virar noticia na imprensa local o Bira (Perdigão) decidiu e assinou com o PSDB, claro o ato de filiação irá ocorrer mesmo futuramente quando o deputado Nelson Marchezam Jr. vier a São Gabriel para abonar as fichas de filiação, onde o partido promete apresentar outros nomes para a nominata de 2012. Na verdade o Bira nunca esteve no Partido dos Trabalhadores (PT) e repito que o mesmo só foi até o local a fins de conversar com o deputado petista Valdecir Oliveira, isso na busca de recursos para a entidade ao qual é presidente. Mas quero aqui desejar muita sorte em sua nova sigla partidária como eu já disse aqui neste espaço a gente deve pensar somente no bem para si mesmo, e se as coisas não andam como queremos o melhor é trocar e seguir em frente com novos planos.
Vai Faltar Vacina da Gripe... 
As filas estavam enormes nos postos de saúde, desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira as pessoas já procuravam os postos para se vacinar e ficar imunes a H1n1 (ou gripe do porco como é conhecida), idosos, gestantes e crianças com menos de dois anos eram prioridade para receber a dose da vacina. Houve um principio de tumulto, devido a isso, pois funcionários do posto estavam passando a frente às pessoas que se encaixavam neste quesito. Várias pessoas vão ter de retornar hoje (terça-feira) para receber a dose da vacina, isso se ainda tiver doses disponíveis, pois a informação que nós chega das próprias funcionárias da Secretaria de Saúde é de que vai faltar vacina para todos, tendo talvez que vir novas doses da mesma. Outro fato notório é que já se vê nas ruas da cidade pessoas usando mascaras, este fato já aconteceu aqui lembram? Tão logo que surgiu a epidemia várias pessoas utilizavam mascaras para se proteger é a gripe que esta chegando e todos querem ficar imunes a ela.
“Vamos agradecer aos idiotas. Se não fosse por eles não faríamos tanto sucesso”. 

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Coisa que me tira do Sério...

Coisa que me tira do sério é esta tal fofoca, e quando a gente menos espera surge alguém inventando coisas da gente, deveriam cortar a lingua destes fofoqueiros e articulistas, que devem ter é uma baita dor de cotovelo das pessoas honestas e trabalhadoras e que não tem tempo de ficar investigando a vida dos outros.
Quero muito saber porque tem gente que não sabe cuidar da própria vida. Porque será que existem pessoas fofoqueiras e faladeiras, gente que quando morrer vai precisar de um caixão pra si e outro pra língua, como dizia meu pai?! rs rs rs Será que é tão difícil viver a vida sem ficar especulando o que acontece com as outras pessoas? Imagino que para algumas pessoas seja realmente complicado. Eu sempre fui vítima desse tipo infeliz de gente. Já fui taxado de tudo quanto é nome, já fui galinha, sem vergonha, mauricinho, metido, esnobe, já fui casado, namorador, solteirojá fui casado com viado, já transei com meio mundo de mulher. Enfim, eu não sei cuidar da vida alheia, pouco me importa se fulano separou do ciclano, se o cara é homossexual, se a mulher fugiu de casa com outro homem, isso não me diz respeito, e se não me diz respeito, não procuro saber. Odeio que bisbilhotem a minha vida, que fiquem fazendo comentários, que cochichem, ou que fiquem fazendo perguntas indiscretas. Tem gente pra tudo e o pior de tudo é que existem pessoas que além de fofoqueiras, são caras-de-pau, daquelas que chegam e perguntam sem a menor vergonha ou educação, que escrevem besteiras sem olhar pra si mesmo isso quando a maldita fofoca não estraga um relacionamento afetivo, amoroso, fraterno, entre outros. Ninguém merece gente fofoqueira e intrometida. Eu particularmente, odeio! Bom... É como dizem né, Deus deu a vida para cada um cuidar da sua, e concordo plenamente, eu procuro cultivar a minha vida. Não há nada que mais me irrita e me tira do meu eixo que esse tipo de ser, esse tipo de gentinha sem caráter e personalidade esses parasitas chamados por muitos de fofoqueiros, caguetas, mexeriqueiras e X-9. PS: Não vou estragar meu dia e minha vida com esses seres desprezíveis. Mas quero dizer a todos que o que vem de baixo não me atinge, sei muita coisa de pessoas que andam me criticando e não publico até porque isso é assunto pessoal...espero que estes X9 se encherguem antes de falar dos outros...

sexta-feira, 10 de junho de 2011

coluna desta semana do Jornal A Notícia

Saiu aqui!
Após ter saído aqui à informação de que os Bairros Pascotin e Jardim primavera estavam esquecidos, e com inúmeros buracos, esta semana que passou, os moradores foram surpreendidos com o barulho das maquinas no bairro, finalmente depois de esperar por soluções e de realizar até protestos (com bandeiras pretas) os bairros estão sendo atendidos.
Ao contrario de alguns colunistas que não sabem às vezes reconhecer o trabalho do atual governo “quando este acerta”, e só sabem criticar, devo dizer que comigo é diferente, pois quando o trabalho é desenvolvido com sucesso devemos reconhecê-lo, e quando o trabalho é bem feito quem ganha é a comunidade local, critica todo mundo faz, matéria e informação com impacto poucos produzem.
Por falar em Impacto… 
Este é o nome do meu espaço aqui no jornal de hoje em diante, Impacto é a coluna do povo, que irá abordar diversos assuntos relacionados com o nosso cotidiano, como foi o caso citado acima. Troquei o nome do espaço, pois devido a um equivoco, e por não saber que já existia uma colunista (que era quem realmente interessava e que tinha o direito de reclamar de algo) com uma coluna denominada Diário de Bordo, em outro órgão de imprensa, peço desculpas a todos e principalmente a quem interessava o assunto. Jamais copiei nada de ninguém, pois sempre redigi eu mesmo a minha coluna, a qual já tem seus leitores conquistados a mais de cinco anos, e nunca foi redigida por outra pessoa a não ser eu mesmo, copiar idéias por equivoco é normal, o que não é normal é não ter capacidade de redigir seu próprio texto!
Efeito Cascata
Realmente deu o que falar a coluna da semana passada no blog do jornal A Noticía, vários comentários no blog e elogios pelas ruas, só não publiquei por causa do espaço que aqui se tornará pequeno, mas estou estudando a possibilidade. A coluna aborda a nossa verdadeira situação como gabrielenses, e diferencia o tempo em que vivemos hoje, com o que vivemos há 20 anos atrás, pouca coisa mudou de lá para cá e o progresso da nossa cidade ainda anda a passos curtos. Tive a oportunidade de estar na sexta-feira passada no protesto realizado na praça pelos arrozeiros, contra o preço do arroz, e quem leu minha coluna pode realmente ver que o que falei é verdade, pois ainda como na década passada somos dependentes dos arrozeiros, dos pecuaristas, dos quartéis e dos frigoríficos, pois não crescemos o suficiente a fim de termos uma empresa grande na nossa cidade, assim gerando mais renda e empregos para nossa comunidade, o efeito cascata ao qual me refiro é a questão desta dependência, pois sem colheita boa, sem preço bom para o gado, a cidade para, o comércio fica calmo e o dinheiro não circula isto é o efeito cascata que atinge a todos nós, se tiver um culpado para isto somos nós mesmos, pois votamos e elegemos governos que mais priorizaram seus interesses do que os da comunidade em geral.
Empreendimento de sucesso!
Estive esta semana com a amiga de longa data a empresária Cristiane Gonçalves, ao qual tive uma conversa agradável. A Rede TC que a cada dia cresce mais na cidade, pois se intitula a isso, com seu espaço já garantido, começou a passos pequenos com o nome de Exattus Informática e hoje é uma grande escola com cursos superiores e capacitação para jovens e adultos, parabéns a Cristiane e seu esposo que com simpatia e força de vontade conquistaram a nossa comunidade.
Diga-me com quem andas e eu te direi quem és…

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Coluna desta semana do Jornal A Noticía

MudançaSempre ouço dizer que quando a gente não se sente bem em um lugar, ou quando as coisas não andam conforme planejamos, a melhor coisa é mudar, e partir para o plano B.
Semana retrasada comecei o plano B, e entre as mudanças realizadas na minha vida, está a minha coluna, que a partir desta semana passa a configurar nas páginas do jornal A Notícia.
Além de trocar de carro, também estou me desfiliando do PMDB, por qual fui militante pelos longos 15 anos, sempre participando ativamente das atividades do Partido, nas convenções Municipais e Estaduais. Por motivos pessoais ao qual eu não quero tornar público estou saindo, porém sem inimizades, pois continuo amigo de todos os companheiros do PMDB.
Convites não faltam...Apesar de já ter comentado com alguns amigos, sobre a mudança de Partido, já surgiram alguns convites para filiação partidária nos partidos, PTB, PT, PDT, PP e PSDB, porém inda não decidi inda, pois estou analisando o atual Cenário Político, e futuramente escolherei com calma a qual sigla irei me filiar, há e antes que me perguntem se serei candidato a vereador nas próximas eleições, digo aos amigos que o futuro a Deus pertence, e ainda é cedo para esta decisão. Sempre gostei de política e sempre me mantenho informado sobre o Cenário Político da cidade, Estado e Nacional, até já participei de um curso de formação política, realizado pelo Instituto Alberto Pasqualini, o qual me deu um visão melhor sobre a política, realmente como dizem a Política é uma cachaça, porém muitos se perdem e acabam por não realizar uma política de igualdade e acabam fazendo uma política para grupos, sem deixar que pessoas que pensam em fazer uma política justa e baseada em ações conjuntas para o bem da população, cresçam dentro da sigla partidária a qual estão. Infelizmente ainda existe pessoas com um pensamento antigo de quando ainda reinava o coronelismo, e as coisas eram decididas internamente entre aqueles que mais possuíam dinheiro, hoje a democracia esta em nossas vidas a todo o momento, até mesmo dentro de nossas casas, basta ver quando discutimos em família por algum fato, isso é democracia, e todos tem o direito de exercê-la naturalmente fazendo suas escolhas.
Bairro Pascotin e Jardim Primavera! 
Esta semana recebi a informação de moradores dos bairros Pascotin e Jardim Primavera de que para transitar nos dois bairros, somente utilizando carros tracionados, ou se tiver a pé é pior, pois tem de usar botas, inclusive uma moradora do Jardim Primavera acabou por atolar seu carro semana passada, devido a grande quantidade de barro e lodo no local, outro fato que tem preocupado os moradores é a questão das lixeiras, as quais são poucas nos dois bairros, tendo que muitas vezes o lixo ser colocado na rua, o que facilita a ação dos cachorros que acabam por furar os sacos de lixo, esperamos que algo seja realizado até porque os moradores do Bairro Pascotin já pensam em aderir também ao protesto das bandeiras pretas, que esta sendo realizado pelo bairro vizinho.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Coluna desta semana 11/05

Seção Nostalgia!Agora entendo porque a Igreja Católica tem perdido tantos fiéis ao longo dos anos, para a Igreja Evangélica, as missas realizadas ultimamente mais parecem uma seção de nostalgia, ou seção de piadas. Ao invés de orações e cantos religiosos, os padres preferem contar causos de pessoas que vieram lhes pedir conselhos, histórias que mesmo engraçadas “pois todos que estão na missa chegam a gargalhar”, mas que envolvem fatos que não precisariam ser contados na missa, ainda mais por um padre, que na ocasião estava passando mais por um contador de anedotas que religioso. Esse fato aconteceu no último domingo na missa das 7hs da comunidade Nossa Senhora da Conceição (Mariana) e deixou boa parte dos fiéis que assistiam a missa e que foram até lá em busca de uma palavra de fé impressionados com as atitudes deste padre, o qual já tem fama de polemico. Não quero aqui criticar a Igreja Católica, mas alertar para que se faça uma missa mais alegre com cantos, e orações, e quem sabe envolver mais os jovens na missa com corais de cantos, só assim a igreja poderá a voltar a ter fiéis.
Quadra da Tunuca já tem dono... Esta semana falei com um ex-presidente do Grêmio Estudantil da Escola Menna Barreto, o qual me informou, de que a chave da quadra de esportes recém inaugurada na Praça Tunuca Silveira, fica com a direção da Escola, sendo que a educação física de alguns alunos esta acontecendo no local, e mais para utilizar a quadra tem de ir até a Escola e deixar um documento de identidade com foto, para retirar a chave e ainda tem de marcar o horário da entrega da mesma. Só em São Gabriel mesmo, é aquele velho jeitinho facilita para mim, que eu facilito para você.
Aniversário da Maria!
No próximo dia 14 de maio a minha filha Maria Fernanda estará completando 7 aninhos, Maria é um doce de menina, sempre muito atenciosa e meiga, adora cuidar do visual, uma menina inteligente demais para sua idade, o qual me orgulha muito como pai coruja que sou. Parabéns Maria minha filha querida que esta data se repita por muito e muitos anos.
"Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta." Chico Xavier.

terça-feira, 3 de maio de 2011

fotos de familia!


Manoel Pedro e Arthur

Manoel Pedro eu e Maria Fernanda




Eu e Maria Fernanda




Pedro e Maria
Eu e Maria na Praça

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Coluna desta semana 04/05

Dia das Mães...Quero parabenizar a todas as mães gabrielenses pela passagem do seu dia neste próximo domingo, Mãe há inúmeras palavras para definir estas três letras, que nos acompanham desde os primeiros instantes de nossas vidas, ou ainda quando estávamos no útero de nossa mãe recebendo o seu carinho. A verdade é que poucas mães tem fibra para serem mais do que nossas mães, pois mãe deve ser amiga, protetora e conciliadora dos seus filhos, tanto nas horas ruins quanto nas boas, porque mãe é uma só, e por isso devemos dar valor aquela que dedicou parte do seu tempo para nos dar carinho, proteção, amor e educação, mais uma vez Parabéns a todas as mamães!
Vandalismo Depois de várias lixeiras quebradas pelas ruas e avenidas, agora também os tubos de concreto que estão sendo colocados ao longo da avenida Antonio Trilha como floreiras, estão sendo destruídos por vândalos, quem passou pela avenida no sábado pode verificar vários tubos quebrados. Lembram quando surgiu a polemica sobre as arvores plantadas nas calçadas, pois bem o tempo passou e hoje existem poucas arvores nas calçadas, quase todas foram arrancadas, tomara que com os tubos não aconteça o mesmo.
O Amor é Assim!Ninguém ama outra pessoa pelas qualidades que ela tem caso contrário os honestos, simpáticos e não fumantes teriam uma fila de pretendentes batendo a porta, o amor não é chegado a fazer contas, não obedece à razão, o verdadeiro amor acontece por empatia, por magnetismo, por conjunção estelar, ninguém ama outra pessoa porque ela é educada, veste-se bem e é fã do Caetano, isso são só referenciais, ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca, ama-se pelo tom de voz, pela maneira que os olhos piscam, pela fragilidade que se revela quando menos se espera.
Amor, Frio na barriga, pernas fraquejando, coração acelerado, palavras incompreensíveis, sorriso,.bobo,ansiedade.
Nada que o compare nada que o explique. Amor não se descreve, só se sente. Que faz cometer loucuras, perder o sono e nos deixa sonhando acordado; Isso é amor
Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo? Fernando Pessoa

quinta-feira, 28 de abril de 2011

A Cidade do Tem!

São Gabriel a terra dos Marechais... Bom isso tinha antigamente, mas agora nossa cidade atualmente é conhecida como a cidade do Tem, Por quê?
Bom para começar Tem muita sujeira nos bairros, Tem muitos buracos nas ruas, Tem muito esgoto a céu aberto, Tem muito desemprego, Tem muito gabrielense trabalhando em Caxias do Sul, Tem muito CC na Prefeitura, Tem muito Secretario de Governo, Tem muito puxa saco também, Tem muita violência atualmente, Tem muitos acidentes de carros, Tem muita Tele Moto, Tem muita Farmácia, Tem muitos Advogados, Tem muito desocupado, Tem muitos Assentados do MST, Tem poucos ônibus e a passagem é cara, Tem muitos órgãos de Imprensa, Tem muito Colorado ou Gremista? Bem meus Amigos se eu seguir esta lista vamos bem longe ainda. Se você acha que alguma coisa tem de mais na cidade participe e mande um email ou comente aqui no blog.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Coluna desta semana...27/04


Os mesmos problemas de 20 anos atrás...Pois se pararmos e pensarmos um pouco, e voltarmos ao passado, veremos que os mesmos problemas que tínhamos com buracos, saneamento básico, calçamento, sujeira e tantos outros persistem até os dias de hoje. È claro que muita coisa já foi feita e não estou aqui para criticar o trabalho de administrações passadas, até porque há cerca de 20 anos somos governados pelo mesmo grupo politico, ou é do ex prefeito Balbo ou do atual Rossano, governos que fazem politica de grupos, pensando apenas em alguns companheiros de partido, não pensando em uma politica séria e desenvolvida para toda uma comunidade, visando o crescimento da cidade com a vinda de novas industrias,e a geração de mais emprego e renda.   O gabrielense ja esta acostumado com os mesmos candidatos pois entra ano e sai ano, e nossos bairros continuam iguais, alguns até que melhoraram um pouco, ganhando um tapa pó, um calçamento, um balastrinho, porém outros esperam por promessas de campanha política que até hoje não foram realizadas.
A coisa geralmente funciona assim, o candidato em questão (Vereador ou Prefeito) visita os bairros e promete soluções, dizendo que irá realizar melhorias nos bairros, porem passam-se quatro anos e nada. Daí na próxima eleição lá esta o mesmo candidato abraçando todo mundo, pegando crianças no colo e pedindo seu voto, ele te encontra e diz: “bha meu amigo não pude realizar melhorias no seu bairro, não pude te ajudar, pois não deu no orçamento do município, mas vota em mim que ano que vem vamos asfaltar todo teu bairro, vamos acabar com este esgoto a céu aberto” e nós acreditamos e votamos no mesmo candidato de novo, voltando a cair na mesma lorota de sempre.
Essa é mais uma história de tantas que a gente vê por ai, e o povo esta cansando destes políticos que prometem e não cumprem, tenho conversado com várias pessoas pelas ruas de nossa cidade, que estão desacreditadas com os seus candidatos, e isso vem de tempo. Claro que existem pessoas que estão na política e que realmente querem trabalhar por uma São Gabriel melhor, pessoas com o desejo que São Gabriel cresça e tome o rumo do desenvolvimento, porém enquanto nós seguirmos acreditando e caindo nas mesmas histórias, ou ainda que é pior vendendo o nosso voto (como muitas vezes acaba acontecendo) a coisa seguirá como antes, ou como diz o titulo com os mesmos problemas de 20 anos atrás.









Dia do Trabalhador...Pois sabe que é tanto feriado no Brasil, que até eu me perco, e agora estamos perto do dia do Trabalhador, 1º de maio, que por ironia do destino este ano será domingo. Apesar das tantas dificuldades  que o trabalhador enfrenta hoje, quero parabenizar a todos os trabalhadores pela passagem da data. Aliás deveria existir o dia do desempregado, pois a coisa esta dificil, vários gabrielenses tem de ir embora de São Gabriel por não existir emprego na cidade,geralmente partem para Caxias em busca de um emprego melhor.Apesar de gostar de ser reporter essa vida é dificil, pois para muitos que acham que reporter ganha bem estão enganados, principalmente os daqui da cidade,onde muitos não recebem salário, são apenas comisionados pelos anuncios e assinaturas que vendem,não possuem carteira assinada, nem mesmo seguro desemprego, 13º salário nem pensar, sem vale refeição, sem vale transporte (até as vezes utiliza o seu próprio veiculo), não tem plano de saúde "imagina se toma um tiro" não descansa final de semana nem feriado e as vezes ainda é odiado por alguns...essa é a dura vida de reporter!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Amizade...

A Amizade pode ser definida como uma identidade de idéias, pensamentos e ações.
Quando conseguimos tornar sólida uma amizade é porque encontramos em outras pessoas, muitas atitudes mentais e de comportamentos semelhantes aos nossos, há aqueles que acreditam no espiritismo, e que consideram a amizade uma forma de manifestação de carinho de quem teve algo em comum em vidas passadas.
Porém às vezes, quando temos inimizades a outras pessoas,(normal acontecer isso quando falamos não gosto da cara do fulano), e isso nada mais é que uma rejeição ao seu perfil psicológico, o qual não combina com o nosso.
A Amizade, quando bem cultivada, é um dos relacionamentos mais nobres que podemos ter com outra pessoa. É mais fácil, às vezes, uma amizade baseada em princípios sólidos e leais, ser mais duradoura do que um próprio relacionamento conjugal. É difícil conseguirmos um amigo verdadeiro, de confiança, leal, corajoso e honesto. É melhor, portanto, ter poucos amigos com essas virtudes do que muitos sem uma delas. Na Amizade o que conta é a qualidade e não a quantidade, “lembre-se disto” Geralmente, os nossos amigos verdadeiros vêm da infância. O tempo de convivência desde a fase de criança, compartilhando com coisas boas e ruins juntos ajudam bastante na formação da Amizade. É muito importante termos amigos. Mas devemos ter cautela em selecioná-los, para mais tarde não termos decepção em relação aos mesmos. O que não podemos fazer é deixar de ter amigos. Sem Amizade, nossa vida perde o sentido,e nos torna egoísta. Eu particularmente não tenho muitos amigos, tenho mais conhecidos que amigos, e olha que os poucos amigos que tenho velem tanto quanto a um irmão, porém nunca deixo de cativar novas amizades... E por que não agora, Prazer Arthur de Moura!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Assine o melhor jornal da cidade!

Assine o melhor jornal da cidade ( A Notícia ) e tenha a melhor informação, politica, saúde, bairros, cultura, esporte, policia, colunistas e muito mais.
Ligue agora mesmo (55) 3237-2187 e receba em casa a visita de um representante do jornal.
Assinaturas: R$ 8,00 por um mês.
                   R$ 16,00 por dois mêses
                   R$ 24,00 por três mêses